É de nacionalidade moçambicana, nasceu na Cidade da Beira, província de Sofala no dia 13 de Agosto 1999.
Malero Jeque é escritor (contador de estórias), poeta, apresentador de eventos, criador de conteúdos digitais e compositor musical, como também, estudante universitário a finalizar o Curso de Licenciatura em ensino de Língua Portuguesa com habilitações em línguas Bantu de Moçambique.
Prémios
- Vencendor do concurso Municipal da Cidade da Beira, Show dos Bairros (2019), na categoria de poesia.
- Segundo classificado do concurso de canto Vozes d'Abril (2023), provido pelo Centro Cultural Português na Beira, alusivo a efeméride de 25 de Abril em Portugal, com a cantiga "Novos tempos".
- Vencedor do Sarau de Poesia Alusivo ao Mar (2023), com a cantiga "Vamos Navegar..." Promovido pelo Centro Cultural Português na Beira.
- Foi reconhecido e certificado pela Faculdade de Educação da Universidade Licungo - Curso de Português, pelo contributo cultural e participação na Jornadas Científicas como autor da peça teatral "As Escolhas e Os Destinos" (2023).
- Foi terceiro classificado no Concurso Literário Agustina Bessa Luís (2024), promovido pela rede de Camões - Instituto Português, com a crónica "O Preço das Mulheres da Minha Aldeia", na Beira.
- É um dos 10 finalistas do Prémio Literário Carlos Morgado II edição (2024).
Obras
- Lançou em outubro de 2022, o romance "O Casamento da Luana", publicado pela AdBook, a primeira e maior plataforma moçambicana de livros.
- Lançou em novembro de 2022, a convite do fundador da plataforma AdBook, o romance "A Irmã da Igreja", na versão paga, estando entre os mais destacados da plataforma.
- Lançou em 2024, na plataforma AdBook, o livro de crônicas "Uma Carta aos SERONEGATIVOS".
- É autor e roteirista da peça teatral "As escolhas e os destinos", apresentada pelo Grupo Teatral Universitário Kupangiza (2023)
- Em 2024, participou na antologia "Autores Moçambicanos vol. II" lançada pela editora brasileira A Arte da Palavra. São Paulo, Brasil
Faz arte por amor, numa perspectiva de Democratização Literária. É Filantropo e altruísta, tendo criado e promovido vários eventos de cariz solidário, principalmente envolvendo crianças.
Sua frase: um passo faz metas, o passo em si, já é uma meta.
Comentários
Enviar um comentário